A Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha (BCM-BL) foi enriquecida com mais uma obra científica. O Relatório da Missão Geodésica da Ilha de S. Tomé da autoria do Almirante Carlos Viegas Gago Coutinho — um distinto oficial de Marinha, geógrafo, historiador e pioneiro na navegação aérea — integra agora o acervo da biblioteca.
Na sua atividade como geógrafo, os seus primeiros trabalhos de campo compreenderam a delimitação da fonteira de Timor, em 1898, tendo depois efetuado trabalhos nos territórios de Moçambique, Angola e São Tomé. Este relatório, elaborado quando o autor era ainda Capitão-de-fragata e publicado já ele era Capitão-de-mar-e-guerra, vem enriquecer uma coleção de mais de 60 mil títulos sobre os mais variados temas para o estudo da História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar. Poderá ser consultada na sala de leitura, de acordo com o horário normal de funcionamento da BCM-BL.
Na exposição “Gago Coutinho. Viajante e Explorador”, patente no Museu de Marinha, poderão ser observados alguns dos instrumentos científicos utilizados por Gago Coutinho nas suas actividades.
Esta obra foi doada pelo Sr. Doutor António Borges de Carvalho, que entre outras funções, foi deputado da Assembleia da República em três Legislaturas, tendo presidido à I Comissão de Revisão Constitucional e à Comissão de Negócios Estrangeiros. Foi ainda vice-presidente da Comissão de Defesa, membro da Assembleia do Atlântico Norte e Administrador Delegado da Sociedade Portuguesa de Administrações, SA. Desempenhou também funções de vice-presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico e de Secretário Geral da Atlantic Treaty Association (Paris).