Como alicerce de memória, a Biblioteca Central de Marinha reúne nos seus depósitos bibliografia especializada. Importantes legados têm enriquecido o património da Biblioteca, sendo de destacar, entre outros, o do Almirante Teixeira da Mota, que muito veio valorizar o vasto acervo existente na Biblioteca em matéria de história da náutica e dos Descobrimentos.
Figura marcante da cultura portuguesa do século XX, o almirante Avelino Teixeira da Mota (1920-1982) notabilizou-se por uma atividade científica assinalável cujo domínio envolveu múltiplos campos de saber.
Autor de uma extensa bibliografia, viria a coleccionar ao longo de uma vida dedicada ao estudo da história da náutica e da cartografia, do processo dos descobrimentos e da expansão portuguesa nos séculos XV e XVI e da História de África, com especial relevo para a parte ocidental desse continente, um imenso e valioso espólio de cerca de 15 mil títulos, e que constituíam a sua biblioteca privada, estando hoje disponíveis para consulta pública na Biblioteca Central de Marinha.