Como alicerce de memória, a Biblioteca Central de Marinha reúne nos seus depósitos bibliografia especializada. Importantes legados têm enriquecido o património da Biblioteca, sendo de destacar, entre outros, o do Comandante Nunes Ribeiro, que muito veio valorizar o vasto acervo existente na Biblioteca.
A Marinha de Guerra Portuguesa conheceu ao longo dos séculos XIX e XX mudanças sucessivas que, em diferentes momentos, foram modificando a sua estrutura orgânica e redefinindo as suas missões e tarefas, obrigando dessa forma, a um constante reequacionamento dos respetivos equipamentos. É precisamente nesta perspetiva que importa destacar a vida e a obra do Comandante Álvaro Augusto Nunes Ribeiro, um dos principais responsáveis e impulsionador das comunicações radiotelegráficas na Marinha e em Portugal, sendo inclusive perpetuado ao seu nome a Estação Radio Naval “Comandante Nunes Ribeiro”.
Oficial estudioso e sabedor, autoridade reconhecida no campo da eletricidade e Comunicações, de cujos Serviços foi diretor, soube rodear-se de um conjunto precioso de obras que interessou conservar. Deste legado, constituído por 675 volumes, dos mais valiosos que a Biblioteca Central de Marinha até hoje recebeu, destacam-se numerosas obras dos séculos XVI a XVIII, edições raras, ricas encadernações e livros ilustrados formando um todo de grande interesse no domínio do saber.