A Biblioteca da Biblioteca Central de Marinha (BCM-BL) conta com mais de 60 mil títulos sobre os mais variados temas para o estudo da História dos Descobrimentos e Expansão, Astronomia, Geometria, Geografia, Cartografia e outros Assuntos do Mar. As origens dos nossos fundos têm múltiplas proveniências, sendo que, no caso dos fundos reservados, é de destacar a relevância dos espólios procedentes das bibliotecas dos conventos das Ordens Religiosas, extintas em Portugal em 1834.
No mês de setembro, damos a conhecer a obra Diário de Viagens do Comandante Pinto Bastos: 1884-1888, das edições Culturais da Marinha.
Na Marinha sempre brilharam pessoas notáveis que conseguiram aliar às suas mais altas qualidades navais excelentes capacidades de cientistas, de historiadores e de artistas.
O comandante Pinto Bastos é bom exemplo disso pois, simultaneamente, sendo oficial de Marinha por vocação, foi também um notável artista fortemente influenciado pelo meio em que viveu. Esta obra trata-se de um caderno de apontamentos, contendo um “Diário de Viagens”, ilustrado com inúmeros desenhos à pena, elaborado pelo comandante Pinto Bastos quando Guarda-Marinha e Segundo-Tenente, abrangendo o período que medeia entre 29 de maio de 1884 e 2 de setembro de 1888. Este diário representa o interesse pelo ofício de um jovem marinheiro dotado de uma sensibilidade artística, espírito de observação e desejo de tudo anotar e nada esquecer.
A BCM disponibiliza a obra para ser consultada no local ou requisitada para leitura domiciliária, de acordo com o horário normal de funcionamento da BCM-BL.