Era uma vez um jovem chamado Arthur Caetano Dias, que era aspirante a Oficial da Marinha, classe Engenheiro Maquinista Naval e que prestava serviço a bordo do cruzador “S. Gabriel” quando este navio efetuou a vigem de circum-navegação.
Este jovem namorava com a menina Emília, e em todos os portos em que o navio chegava, comprava um postal dessa mesma cidade e envia-o à sua namorada.
Quis o destino, que esses postais fossem parar às mão de um alfarrabista da Livraria Campos Trindade, que os ofereceu ao Sr. Almirante Roque Martins, que por sua vez os doou, juntamente com oura documentação, ao Arquivo Histórico da Marinha.
Estes postais ilustram muito bem a viagem de circum-navegação realizada pelo Cruzador “S. Gabriel” de 1909 a 1911, sendo um complemento para a documentação institucional, que poderá ver AQUI.
A justificação encontrada para eventuais faltas de postais de algumas localidades, seria que o jovem ficou de serviço a bordo, não podendo sair…
Artur Caetano Dias casou com a D. Emília e, ao longo da sua vida manteve o mesmo hábito – escrevia postais à sua esposa e a outros membros da família.
Caso pretenda conhecer melhor esta viagem de circum-navegação do Cruzador “S. Gabriel”, que nos foi transmitindo a forma como a nossa implantação da República foi recebida pelas outras nações, lendo os relatórios do comandante, os diários náuticos, saber os custos da viagem, etc., quando a Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico reabrir, poderá consultar presencialmente a Documentação Avulsa: Cruzador S. Gabriel, Caixa 607 e o FUNDO/Núcleo 120 = CRUZADOR “S. GABRIEL”.