A inauguração da exposição temporária “20º Aniversário da reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória”, decorreu no passado dia 4 de maio, pelas 10h, em Cacilhas, numa cerimónia que foi presidida pelo Diretor da Comissão Cultural de Marinha, Vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.
A cerimónia iniciou-se com as palavras do atual Comandante da Fragata D. Fernando II e Glória, Capitão-de-mar-e-guerra José Peixoto de Queiroz, que evocou os momentos mais marcantes na história da embarcação, bem como o período em que ocorreu o incêndio e a sua posterior reconstrução, que terminou em 1998.
Destaque ainda para a presença do primeiro comandante da Fragata D. Fernando II e Glória após a sua reconstrução, Capitão-de-mar-e-guerra Adriano Beça Gil e dos familiares do Almirante Andrade e Silva, já falecido, que foi o grande responsável pela iniciação do processo de reconstrução do navio.
A exposição “20º Aniversário da Reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória” é temporária e estará em exibição entre 5 de maio e 1 de outubro de 2018, em Cacilhas, Almada.