Com o deflagrar do conflito armado que se generalizou entre as principais potências europeias em 1914, Portugal viu-se perante o desafio de manter uma posição de não-beligerância, assegurando de igual modo a soberania sobre os territórios nacionais.
À Marinha Portuguesa competiu a salvaguarda dos interesses do Estado nas águas nacionais, na metrópole e nas colónias, garantindo a defesa e vigilância dos portos, da navegação e das principais vias de comunicação marítima.
Ao longo do conflito, e com a entrada ativa de Portugal na guerra a partir de 1916, os desafios passaram por três campos de operações: no Atlântico, nas colónias e nos novos teatros de guerra na Europa e em África. Neste período desenvolveram-se novos meios operacionais que, tanto no mar como no ar, possibilitaram o cumprimento das missões atribuídas à Marinha Portuguesa.
Passados cem anos, cumpre manter a memória de todos aqueles que, em terra e no mar, intervieram e participaram na Grande Guerra (1914-1918), alguns inclusive com o sacrifício da própria vida, garantindo dessa forma a defesa de Portugal.
A exposição é temporária e estará em exibição entre 18 de abril e 11 de novembro de 2018. De salientar que a exposição é gratuita, na medida em que visitar a exposição permanente do Museu de Marinha dará também acesso a visitar a exposição temporária, sem qualquer custo adicional.
NOTA: O bilhete para visitar o Museu de Marinha contempla, já, a visita à exposição "A Marinha na Grande Guerra".
LOCAIS DE VENDAS
Bilhetes à venda na bilheteira do Museu de Marinha e na bilheteira on-line.
HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO
De segunda-feira a domingo, das 10h00 às 17h00 (01OUT-30ABR)
De segunda-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (01MAI-30SET)
A última entrada verifica-se 30 minutos antes da hora de encerramento.