Uma Cultura de Marinha de todos, para todos!
Foi em 1992, ano em que as Nações Unidades estabelecem o dia 3 de Dezembro como a data comemorativa para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. Em nome do direito à dignidade e respeito, urge na sociedade actual criar um pensamento direccionado para a construção de um mundo inclusivo e equitativo para todos os seus habitantes.
Segundo as Nações Unidas, cerca de 15% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência, sendo que compete a todos produzir actos e medidas que possam tornar a nossa sociedade mais ampla e amiga.
A Comissão Cultural de Marinha, através dos seus órgãos culturais, compromete-se a difundir, defender e garantir os direitos inerentes a todas as pessoas com deficiência, em eliminar quaisquer barreiras e criar um espaço inclusivo e acessível para todos. Esta Comissão deseja assinalar tão importante data, deixando o convite a todos para visitar o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama e o Planetário Calouste Gulbenkian, espaços cada vez mais adaptados a todo o público portador de deficiência.