A Fragata Nuno Tristão (F332) foi inicialmente uma Fragata britânica da classe “River”, construída em 1943 no estaleiro naval “Charles Hill & Sons, Ltd.”, em Bristol. Foi lançada à água em 19 de junho desse ano, e serviu sob o nome de H.M.S. “Avon” na fase final da Segunda Grande Guerra.
Adquirida pelo Governo Português, em 16 de maio de 1949, juntamente com o H.M.S. “Awe”, da mesma classe (batizada em Portugal por “Diogo Gomes”), ambas entraram no Tejo em 31 de maio.
Realizou diversas viagens aos Açores e Madeira até 1969, numa das quais, apoiou a população da ilha do Faial durante o período mais intenso da erupção dos Capelinhos. Participou em inúmeros exercícios NATO, bem como em diversas viagens de instrução até 1961, data em que largou para Angola, após terem surgido os primeiros sinais do conflito que se avizinhava.
Cumpriu depois diversas comissões nos territórios africanos até 1969, nomeadamente na costa ocidental de África, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Angola. Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada a 8 de abril de 1971.