A 4 de agosto de 1961 foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada a lancha de fiscalização pequena “Fomalhaut” (P367), da classe “Bellatrix”.
Construída nos estaleiros Bayerische Schiffbaugesellschaft mbH, em Erlenbach/Main, na Alemanha, seguiu para Angola a bordo de um navio mercante, tendo desembarcado em Luanda em 17 de agosto de 1961, no mesmo porto onde viria a ter lugar a cerimónia solene de armamento não só desta, mas também das lanchas “Pollux” e “Espiga”, gémeas da classe “Bellatrix”.
A lancha de fiscalização pequena (LFP) “Formalhaut” largou de Luanda no dia 30 de setembro de 1961 rumo à sua primeira comissão no Rio Zaire, fazendo parte da Esquadrilha de Lanchas do Zaire. Ao longo do seu período de operacionalidade, teve como principais missões a fiscalização do troço fronteiriço do rio Zaire e o apoio aos postos guarnecidos por fuzileiros, entre os quais Puelo, Makala, Tridente, Noqui, entre outros.
Durante cerca de 14 anos, permaneceu em Angola até que, no dia 30 de setembro de 1975, foi abatida ao efetivo dos navios da Armada e entregue ao Governo desse país após a independência, tendo ainda navegado alguns anos sob a bandeira da República Popular de Angola.
Fotografia do Arquivo Histórico de Marinha - BCM-Arquivo Histórico, COLOREDO – Angola, Álbum Fotográfico n.º 4, pág. 2v.