A 17 de junho de 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul ao chegar ao Rio de Janeiro, Brasil, a bordo do hidroavião Fairey Nº 17 – batizado Santa Cruz.
Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiram de Lisboa às 7h do dia 30 de março de 1922, a bordo do hidroavião Fairey III D Mkll - batizado Lusitânia - o primeiro de três hidroaviões de origem inglesa, da marca Fairey, que viriam a ser utilizados nesta travessia.
Este primeiro hidroavião acabaria por sofrer um acidente ao amarar com ondulação, junto aos Penedos de São Pedro e São Paulo, perdendo a sua operacionalidade. Foi enviado um segundo hidroavião, o Fairey Nº 16 – batizado Pátria – a bordo do vapor brasileiro Bagé, para que Gago Coutinho e Sacadura Cabral pudessem retomar a sua viagem. Contudo, no percurso entre Fernão de Noronha e os Penedos, a 4 de maio, o motor do Pátria sofreu uma avaria e os aviadores foram forçados a amarar de emergência.
De forma a concluir esta travessia, foi enviado um terceiro aparelho, o Fairey Nº 17 – batizado Santa Cruz – a bordo do aviso da Marinha Portuguesa Carvalho Araújo. Foi a bordo desse hidroavião que os dois aviadores chegaram, a 17 de junho de 1922, ao seu destino, Rio de Janeiro, no Brasil. Foram recebidos entre celebrações e festividades da população local, em reconhecimento do importante feito alcançado.