No dia 17 de junho de 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul ao chegar ao Rio de Janeiro, Brasil.
Partiram de Lisboa às 07h00 do dia 30 de março de 1922, a bordo do hidroavião Fairey III D Mkll - batizado Lusitânia - o primeiro de três hidroaviões de origem inglesa, da marca Fairey, que viriam a ser utilizados nesta travessia.
Este primeiro hidroavião acabaria por sofrer um acidente ao amarar com ondulação junto aos Penedos de São Pedro e São Paulo ficando irrecuperável.
Foi, então, enviado um segundo hidroavião, o Fairey Nº 16 a bordo do vapor brasileiro Bagé, para que Gago Coutinho e Sacadura Cabral pudessem retomar a sua viagem. No entanto, no percurso entre Fernão de Noronha e os Penedos, a 4 de maio, o motor deste aparelho sofreu uma avaria e os aviadores foram forçados a amarar de emergência no meio do Atlântico.
Apesar do infortúnio, e de forma a concluir esta travessia, foi enviado um terceiro aparelho, o Fairey Nº 17 – batizado Santa Cruz – a bordo do Navio da Marinha Portuguesa “Carvalho Araújo”. Foi nesse hidroavião que os dois aviadores chegaram, a 17 de junho de 1922, ao seu destino, Rio de Janeiro, no Brasil.
Foram recebidos entre celebrações e festividades pela população local, em reconhecimento do importante feito alcançado.
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