Sob o comando do navegador português Fernão de Magalhães, no dia 20 de setembro de 1519 deu-se início, a partir de Sanlúcar de Barrameda (Sevilha) aquela que ficaria conhecida na história como a primeira viagem de circum-navegação.
O conhecimento náutico que Fernão de Magalhães foi adquirindo ao longo dos anos acabaria por proporcionar as condições necessárias para a realização do projeto de atingir por via marítima, navegando pelo ocidente, as ilhas Molucas. Sabendo que não conseguiria levar para a frente os seus projetos junto da Coroa Portuguesa, dirigiu-se a Sevilha, em 1517. Já em Espanha, deslocou-se a Valladolid, em 1518, onde reuniu com D. Carlos V, apresentando-lhe a sua ideia de alcançar as Ilhas das Especiarias por via marítima, pelo Ocidente.
Obtido o consentimento do monarca espanhol, foi-lhe dada luz verde para dar início a esta expedição. Após abastecer-se de alimentos, instrumentos de navegação e de tudo quanto iria necessitar para tão longa viagem, a armada de Fernão de Magalhães, composta por cinco navios: Trinidad, Concepción, Victoria, Santiago e San Antonio e cerca de 245 tripulantes, largou de Sanlúcar de Barrameda, a 20 de setembro de 1519, rumo à viagem que iria inscrever o nome deste navegador nos anais da história.