Lançada à água em 7 de agosto de 1845, o vapor Mindello foi o primeiro navio a vapor propositadamente construído para a Marinha Portuguesa, que no mesmo período já dispunha do Terceira (ex-Lord das Ilhas) e do Napier (ex-Jorge IV). Encomendado em 1843, foi construído por Green & Alfred’s Blyth, Inglaterra.
Chegou a Lisboa em 1846 e iniciou desde logo o seu período de atividade operacional, nomeadamente na costa continental, ilhas, Norte da Europa, no Mediterrâneo, Cabo Verde, Guiné e Angola.
Em outubro de 1846 encontrava-se no Porto quando ocorreu a chamada revolta da Patuleia, tendo sido impedido de sair do Douro pela Junta Revolucionária. Em 1847 volta a Lisboa e 1848 esteve envolvido em missões logísticas de transporte e de fiscalização aduaneira, efetuando 3 comissões aos Açores.
Também em 1848 largou para o Mediterrâneo em busca do Papa Pio IX que abandonara Roma devido à situação política, tendo-se encontrado com o mesmo em Nápoles. Em 1851 foi o navio-chefe da divisão que transportou do Porto para Lisboa as tropas do Marechal Duque de Saldanha, dando início ao período da nossa história conhecido como a Regeneração.
Em 1856 auxiliou a ilha da Madeira com pessoal médico e medicamentos, com o objetivo de combater uma epidemia de cólera-morbus que matou cerca de 10.000 pessoas. Em 1860 partiu para Itália em apoio ao Papa Pio IX, devido à situação revolucionária liderada por Garibaldi. Em 1865 transportou o rei D. Luis para França e em 1866 realizou 6 viagens de cariz diplomático a Roma.
Depois de uma vida operacional bastante intensa, em 1872 realizou a sua última viagem, entre a Figueira da Foz e Lisboa, sendo desarmado ainda no mesmo ano e mandando aproveitar como pontão a partir de 1873. Foi vendido em 1878.