Construída no Arsenal do Alfeite, a Lancha de Fiscalização Pequena Albufeira (P 1157), da classe “Alvor”, foi aumentada ao efetivo dos navios da Armada a 9 de junho de 1967.
Navegou ao largo da costa continental portuguesa durante grande parte da sua vida operacional, até 1973, principalmente em missões de fiscalização ou de natureza hidrográfica. Posteriormente foi atribuída ao Comando da Defessa Marítima de Timor, onde chegou a 28 de fevereiro de 1973, tendo sido pintada de branco e alterado o nome para Tibar.
Foi utilizada para transportar autoridades portuguesas do porto de Dili para a ilha Ataúro a 26 de agosto de 1975, em virtude de confrontos que decorriam nas proximidades de Dili, que coincidiram com o período inicial da guerra civil.
Foi abatida ao efetivo dos navios da Armada a 8 de agosto de 1975 e segundo o relatório do governo de Timor, foi rebocada no dia 12 de agosto do mesmo ano, com o nome de Tibar, pelo navio Mac Dili, juntamente com o rebocador Lifau, em direção a Macau. No entanto, o reboque não foi concretizado devido a um temporal, onde foi necessário cortar as amarras da lancha, que viria a dar à costa nas Filipinas.