O Almirante Marquês de Nisa, ou D. Domingos Xavier de Lima, 7.º Marquês de Nisa, nasceu a 30 de dezembro de 1765 e foi um dos mais ilustres almirantes da Marinha Portuguesa.
Nascido a 30 de dezembro de 1765, no seio de uma família nobre, D. Domingos ingressou na Marinha com apenas 15 anos, quando embarcou como voluntário na nau Nossa Senhora do Pilar. Em 1782 frequentou a recém-criada Companhia dos Guardas-Marinhas e, em 1791, com apenas 26 anos, foi promovido a Capitão-de-mar-e-guerra. Para além da sua vida de serviço no mar, participou também como voluntário na Campanha do Rossilhão, em 1793.
Contudo, foram as suas ações no Mediterrâneo, enquanto comandante da “Esquadra do Oceano”, entre 1798 e 1800, que o distinguiram. Destas, destacam-se o bloqueio da Ilha de Malta, contribuindo para a libertação desta ocupação francesa, e o apoio aos combates no Reino de Nápoles, aliado de Portugueses e Ingleses. A ação das forças portuguesas sob o comando do Almirante Marquês de Nisa mereceu, pelo seu comportamento e capacidade, o reconhecimento do Vice-almirante Horatio Nelson.
Após esta campanha foi nomeado embaixador extraordinário na corte de Paulo I, Czar de todas as Rússias. Contudo, dois anos mais tarde, acabou por falecer durante a viagem de regresso a Portugal, em Konigsberg, no antigo reino da Prússia, no dia 30 de junho de 1802, vítima de varíola.