O Capitão-de-mar-e-guerra Abel Fontoura da Costa nasceu no dia 9 de dezembro de 1869, em Alpiarça. Oficial de Marinha que se destacou não só no comando de navios, como também na área da ciência náutica, navegação, matemática, história e ensino, deixando várias obras de referência.
Promovido a Guarda-marinha em 1890, o seu início de carreira como oficial de Marinha foi marcado por missões nos territórios ultramarinos portugueses. Realizou o levantamento hidrográfico da baía de Lobito, em Angola, esteve a bordo da canhoneira Quanza em Moçambique, navegou até Macau, comandou a canhoneira Mandovi que estava atribuída à Divisão Naval de Cabo Verde, nunca cessando a produção de estudos e trabalhos sobre os mais variados assuntos.
Em 1901 iniciou uma nova etapa da sua vida quando passa a lente da Escola Naval, lecionando Teoria do Navio e Arquitetura Naval e, mais tarde, Navegação Astronómica, Cronómetros, Regulação e Compensação de Agulhas, tendo lecionado por mais de 30 anos. Deu igualmente vários contributos no desenvolvimento de artigos, através da colaboração com os Anais do Clube Militar Naval. Em 1915 foi nomeado Governador de Cabo Verde, importante ponto estratégico durante a Grande Guerra por servir de apoio aos cabos telegráficos submarinos entre a Europa, Sul de África e América.
Em 1932 passa à reserva e direciona o seu foco na área de História, nomeadamente a época dos Descobrimentos. Para além das diversas áreas de conhecimento já mencionadas, o seu interesse passou simultaneamente pelo futebol, onde foi presidente da Associação de Futebol de Lisboa. Abel Fontoura da Costa faleceu no dia 7 de dezembro de 1940, em Lisboa.
Imagem: Comandanre Abel Fontoura da Costa, BCM- Arquivo Histórico, Arquivo Particular Almirante Roque Martins_B_3_08