No dia 15 de junho de 1899, nascia o Vice-almirante Manuel Maria Sarmento Rodrigues, ilustre oficial de Marinha que também se destacou como autor, político e administrador Ultramarino.
O Vice-Almirante Manuel Maria Sarmento Rodrigues nasceu no dia 15 de junho de 1899, em Freixo de Espada à Cinta, Trás-os-Montes. Ingressou na Marinha, na Escola Naval, em 1918, como Aspirante, tendo concluído o seu curso em 1921, sendo depois promovido a Guarda-marinha em 1922. A sua primeira comissão de embarque deu-se a bordo do Cruzador República, durante um período glorioso para este navio e para a história de Portugal, como navio de apoio a Gago Coutinho e Sacadura Cabral na primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Em 1925 o Almirante Sarmento Rodrigues foi nomeado Ajudante-de-campo do Governador-geral da Índia. Como um dos principais momentos da sua carreira naval destacamos, em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, enquanto Comandante do contratorpedeiro Lima, onde teve como principal missão o salvamento de náufragos de navios torpedados ao largo dos Açores.
Tendo sido um oficial com paixões por diversas áreas da sociedade, a sua vida continuou sempre muito ativa, o que levou a que este tivesse assumido diversos cargos ao longo da mesma. Tais como, em 1945, quando foi nomeado Governador da Guiné, em 1950, quando foi nomeado Ministro das Colónias, tendo sido ainda Comandante da Escola Naval, cargo que ocupou entre 1957 e 1961 e ainda, Governador-geral de Moçambique, onde permaneceu até 1964.
Em paralelo com a ação pública e profissional, publicou diversas obras, tendo apoiado a investigação histórica e social e presidido ao Centro de Estudos de História Marítima. A maior parte da vida desenrolou-se assim, no seio de um espaço político, jurídico, social e económico dominado por uma ideia imperial, espaço esse que deixou de existir nos últimos anos da sua preenchida vida. O Vice-almirante Sarmento Rodrigues viria a falecer no dia 1 de agosto de 1979.