Contruído nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, o NRP Geba (P1145), foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada a 20 de novembro de 1970. À semelhança dos navios da sua classe, este navio-patrulha herdou o nome de um rio da Guiné e como símbolo, o crocodilo que habitava naquelas águas.
Apesar de ter sido construído para operações de patrulha costeira e dos rios de Portugal em África, nunca chegou a cumprir tal missão em territórios ultramarinos, tendo em 1971 largado de Lisboa rumo à Zona Marítima do Norte, onde permaneceu ao seu serviço até 1974, garantindo a respetiva fiscalização marítima.
Em 1977, efetuou a primeira de muitas comissões no arquipélago da Madeira e Ilhas Selvagens. Esta comissão ficou marcada pelo acidente de aviação do Boing 727 da TAP, onde o NRP Geba foi empenhando na ação de busca e salvamento dos passageiros e tripulação, tendo permanecido na zona do aeroporto de Santa Catarina, no Funchal.
Ao longo da sua vida operacional este navio participou em diversos exercícios militares, em missões de interesse público tal como a fiscalização de pesca, repressão do contrabando, busca e salvamento, controlo da poluição no mar e apoio às populações e organismos civis. A 24 de setembro de 2002 o NRP Geba passou ao estado de desarmamento, tendo sido abatido ao efetivo dos navios da Armada, através da portaria 871/2005, a 17 de agosto de 2005.
Na imagem:
- Elementos da Guarnição do NRP ”Geba”. B.C.M - Arquivo Histórico, Fotografias Gerais: 001-11_11A-001_07.