No dia 22 de março de 1921, exatamente às 10.25h, os oficiais de marinha do Centro de Aviação Marítima, Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Ortins de Bettencourt acompanhados do mecânico Roger Soubiran descolaram do Tejo em direção ao Funchal, realizando o primeiro voo entre o Continente e a Madeira. Este foi o grande teste para a travessia do Atlântico, conseguida em 1922.
O principal objetivo da viagem consistia em testar o sistema de navegação aérea, usando-se para o efeito o primeiro sextante com horizonte artificial concebido e aperfeiçoado por Gago Coutinho e que podia ser usado a bordo de aeronaves.
Um outro instrumento, construído com a colaboração de Sacadura Cabral, a que deram o nome de «plaqué de abatimento» ou «corretor de rumos», permitia, como o próprio nome indica, calcular de forma simples e expedita a compensação necessária para a correção do rumo a seguir.
Concluída a viagem após cerca de sete horas e meia, o hidroavião Felixstowe F.3 aportou na baía do Funchal, ficando demonstrado efetivamente o valor destes instrumentos que iriam ser determinantes no sucesso da travessia aérea do Atlântico Sul entre Lisboa e o Rio de Janeiro, entre 30 de março e 17 de junho de 1922.