no dia 15 de abril de 1985, sob o comando do então Capitão-de-fragata Castanho Paes e com uma guarnição composta por 2 oficiais, 8 cadetes, 1 sargento e 4 praças, o navio-escola Polar iniciou a sua primeira viagem sob bandeira portuguesa.
O Polar, antigo veleiro alemão Anne Linde, foi construído no ano de 1977, nos estaleiros Phoenix B. V., na Holanda. Aumentado ao efetivo dos navios da Armada no dia 21 de outubro de 1983, este veleiro foi cedido pela associação Windjammer für Hamburgo como contrapartida da cedência do antigo navio-escola Sagres I, que serviu a Marinha Portuguesa entre 1927 e 1962, e encontra-se atualmente musealizado no porto de Hamburgo com o nome original Rickmer Rickmers.
O palhabote Polar foi submetido a um longo período de fabricos nos estaleiros nacionais da firma A. H. Parry & Son, para que fosse adaptado a missões sobretudo relacionadas com o treino de alunos da Escola Naval, com o intuito de pôr em prática conhecimentos adquiridos nas áreas de navegação, marinharia e adaptação à vida no mar.
No seu primeiro período de atividade operacional, em abril de 1985, efetuou a sua primeira viagem de instrução de cadetes tendo feito escala em Marin, em Espanha, onde se situa a Escola Naval espanhola.
Créditos: Imagem gentilmente cedida pelo Capitão-de-mar-e-guerra José António Rodrigues Pereira, imediato da primeira guarnição do NRP Polar, depois comandante do navio.