Quatro anos depois da criação do Clube Militar Naval, em 1866, foi publicado o primeiro número d’ Os Anais do Clube Militar Naval. A partir de dezembro de 1870, e ao longo de 150 anos, esta revista foi publicada de forma ininterrupta, sendo das mais antigas dedicadas a assuntos essencialmente relacionados com o mar.
Os Anais do Clube Militar Naval são uma das mais antigas publicações a nível mundial, datadas de finais do século XIX, um período conturbado e de grandes transformações em Portugal. Fez parte da primeira Comissão de Redação o Capitão-tenente Carlos Testa, Primeiro-tenente Mariano Ghira, Primeiro-tenente Marx de Sori, Primeiro-tenente Eleutério Dantas e o Primeiro-tenente Esteves Freitas.
Apesar de não ser uma publicação oficial da Marinha, contou ao longo do seu século e meio de existência com gerações de oficiais de Marinha que em muito contribuíram com saber, experiência e conhecimento em diversas matérias para tornar esta revista na voz da cultura militar naval, dos oficiais de marinha e dos que vivem o Mar de Portugal. As temáticas abordadas são muito diversificadas, com destaque para Estudos Astronómicos, Geodésica, Cartografia, Ciências, Letras, Vida Política, Meteorologia, Astronomia, Hidrografia, Oceanografia e Medicina Tropical.
Ao longo destas páginas é possível folhear os mais diversos artigos de rigor e carácter científico, técnico e cultural sempre a pensar na inovação e com o objetivo de responder a diversas questões e problemáticas com que se debatia e debate a Marinha Portuguesa e o país.