A 8 de julho de 1497, parte do Restelo uma frota comandada por Vasco da Gama, navegando em direção às Canárias. Composta por quatro navios – as naus São Gabriel e São Rafael, a caravela Bérrio e uma naveta de transporte de mantimentos – foi esta a frota que, ao chegar a Calecute quase um ano mais tarde, completou pela primeira vez o caminho marítimo entre Portugal e a Índia.
Nascido em Sines a cerca de 1469, o navegador português já tinha experiência de navegação no Atlântico, o que terá contribuído para a sua nomeação por D. Manuel I. Para além do comando naval da frota, Vasco da Gama teria também funções diplomáticas. Para tal, levava consigo uma carta do monarca português para o Samorim de Calecute, com quem deveria estabelecer um entendimento para uma futura aliança, o que constituía um dos principais objetivos da viagem.
A 8 de Julho, a expedição partiu do Tejo, com Vasco da Gama ao comando da nau-capitânia São Gabriel e o seu irmão mais velho, Paulo da Gama, da São Rafael. Dos entre 150 a 170 tripulantes da viagem, apenas cerca de um terço retornou na segunda metade de 1499, a bordo da São Gabriel e da Bérrio. Apesar disto, ficava completada a primeira ligação marítima direta entre a Europa e a Ásia, abrindo-se a porta para a exploração e o comércio por parte de Portugal no Oceano Índico.