CARLOS MOTTA
Corpo Fechado
CURADORIA Sara Antónia Matos e Pedro Faro
31.10.18 – 10.02.2019
Inauguração: 30 outubro 18h
Galeria Av. da Índia, Lisboa
"Carlos Motta: Corpo Fechado", uma exposição multidisciplinar deste artista colombiano, residente em Nova Iorque, com curadoria de Pedro Faro e Sara Antónia Matos.
Preparada ao longo de quase dois anos, esta exposição implicou Carlos Motta numa extensa investigação por diferentes documentos, fontes, arquivos e instituições portuguesas, incluindo processos da inquisição, visitas a coleções documentais de museus, instituições culturais, etc., procurado, como muitos outros trabalhos do artista, criar narrativas críticas alternativas à História / historiografia oficial.
Corpo fechado apresenta trabalhos em filme, fotografia e escultura que estabelecem um diálogo com as histórias da expansão colonial portuguesa e espanhola nas Américas, entre o século XV e o século XVIII.
Num dos núcleos, Lisboa e os Descobrimentos (2018), são apresentadas peças do Museu de Marinha. Trata-se de um tríptico fotográfico de pequenos monumentos em pedra semissubmersos em água, representando três exploradores portugueses que estiveram envolvidos na expansão imperial (Infante D. Henrique, Infante D. Pedro e Vasco da Gama), e um díptico fotográfico que mostra um monge católico e um explorador que jogam xadrez diante de um mapa das rotas navais do Império Português, ao lado de uma paisagem de terra «virgem».
A exposição pode ser vista de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h.