A exposição temporária “Fuzileiros: 400 anos”, recebeu mais de 12 mil visitantes desde a sua inauguração, a 12 de outubro.
Além dos elementos estáticos, a exposição fica marcada pela inovação, com a presença de uma componente digital e interativa muito evidentes. A presença de um totem digital, permite ao visitante explorar fardas, equipamentos, armamento e meios dos Fuzileiros ao longo de 400 anos, mas também assistir a um vídeo em 360º, assimilar a vivência dos Fuzileiros através do testemunho de várias gerações e captar fotografias em simulações de teatros de operações. Destacam-se, ainda, uma experiência em realidade aumentada, que permite explorar em 360º algumas peças antigas e atuais, bem como a exibição de um espetáculo de videomapping, enaltecendo os feitos e valores dos Fuzileiros ao serviço da Pátria.
A exposição conta a história dos Fuzileiros, legítimos herdeiros da primeira força militar com carácter permanente que surgiu em Portugal há precisamente 400 anos, especialmente vocacionada para combater no mar e em terra: o Terço da Armada da Coroa de Portugal.