A partir de agora, valioso acervo histórico e patrimonial dos órgãos de natureza cultural da Marinha está disponível na plataforma Google Arts and Culture. São mais de 22 mil conteúdos digitais, acessíveis a todas as pessoas, em qualquer parte do mundo.
O projeto "Portugal, um legado marítimo" foi lançado ontem, numa cerimónia que decorreu no Planetário e no Museu de Marinha, no dia em que a Marinha Portuguesa assinalou os 706 anos da sua criação formal. No evento estiveram presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, e o diretor da Google Arts and Culture Lab, Laurent Gaveau, e o diretor da Comissão Cultural de Marinha, vice-almirante Bastos Ribeiro.
A disponibilização de acervo do Aquário Vasco da Gama, Banda da Armada, Biblioteca Central de Marinha, Fragata D. Fernando II e Glória, Museu de Marinha e Planetário de Marinha é o resultado de dois anos de trabalho de levantamento, inventariação e catalogação de todos os materiais, colocando-o ao alcance do público em geral, estudantes, cientistas, investigadores, interessados em temas marítimos e instituições de ensino superior.
A Marinha é o primeiro ramo das Forças Armadas a disponibilizar à humanidade, desta forma, o seu setor cultural e a sua história, adquirindo um estatuto privilegiado enquanto dinamizadora da sinergia entre tecnologia e património histórico-cultural.
Créditos das fotografias
Primeiro-sargento Silva Seco
Primeiro-sargento Nunes Beato