O Comandante João Passos Ramos é o novo diretor do Museu de Marinha, sucedendo assim ao Comandante César Reis Madeira, no cargo desde 2015. A cerimónia decorreu no passado dia 26 de janeiro, no Pavilhão das Galeotas, tendo sido presidida pelo Diretor da Comissão Cultural de Marinha, Vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.
O Capitão-de-mar-e-guerra João Passos Ramos nasceu em 1962 em Moçambique e ingressou na Escola Naval em 1979, sendo que se licenciou em ciências sócio militares em 1984. No mar, navegou cerca de quinze mil horas, passou por diversos navios, destacando-se o NRP Bacamarte, NRP Alabarda, NRP Bombarda e o NRP Honório Barreto, onde assumiu o comando.
Em terra, passou, entre outros, pela Escola Naval, pelo Instituto Hidrográfico e pelo Instituto de Estudos Superiores Militares (atual Instituto Universitário Militar). Na Autoridade Marítima, foi Capitão de Porto e Comandante da polícia local da Polícia Marítima de Cascais. Foi diretor de Projeto de Cooperação Técnico Militar de Portugal em Angola, adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Angola, na República do Congo, na República Democrática do Congo e na Namíbia. Passou à Reserva em 31 de dezembro de 2016 e regressou a Portugal em outubro de 2017.
O Comandante João Passos Ramos já havia passado pela área cultural da Marinha, onde foi Chefe de Gabinete do Diretor da Comissão Cultural de Marinha e Subdiretor da Biblioteca Central de Marinha.