No passado dia 13 de outubro abriu ao público a exposição temporária Fuzileiros: 400 anos, na Torre Oca do Museu de Marinha, com a realização prévia de uma visita guiada a uma delegação dos Fuzileiros.
Com esta exposição pretende-se evocar os quatro séculos de história daquela que é a força militar, constituída com caráter permanente, mais antiga de Portugal. A viagem inicia-se através do Terço da Armada da Coroa de Portugal, criado em 1621, e percorre a evolução desta força de infantaria pelos seus 400 anos, até às novas missões e empenhamentos que caracterizam os Fuzileiros nos tempos atuais.
Além dos elementos estáticos, a exposição fica marcada pela inovação, com a presença de uma componente digital e interativa muito evidentes. A presença de um totem digital, permitirá ao visitante explorar as fardas, os equipamentos, o armamento e os meios dos Fuzileiros ao longo de 400 anos, mas também assistir a um vídeo em 360º, assimilar a vivência dos Fuzileiros através do testemunho de várias gerações e captar fotografias em simulações de teatros de operações, num claro convite a vestir a pele de um Fuzileiro.
Destacam-se, ainda, uma experiência em realidade aumentada, que permite explorar em 360º algumas peças de armamento e equipamento desde o tempo do Terço da Armada da Coroa de Portugal, até aos utilizados atualmente, bem como a exibição de um espetáculo de videomapping, enaltecendo os feitos e valores dos Fuzileiros ao serviço da Pátria.
A exposição temporária estará patente do Museu de Marinha, até 18 de abril de 2022.
Saiba mais sobre a exposição aqui.