A 18 de fevereiro de 1957 deu-se a visita da Rainha Isabel II de Inglaterra a Portugal. Episódio singular na história da diplomacia portuguesa que marca também a última utilização oficial do Bergantim Real.
De origem portuguesa, o Bergantim Real, foi mandado construir pela rainha D. Maria I, em 1780, para o casamento do seu filho, futuro D. João VI, com a princesa Carlota Joaquina, que se realizaria em 1784.
A construção iniciou-se em 1780, sob a direção de Torcato José Clavina, importante construtor naval do Arsenal Real de Marinha. Enverga 40 remos, que seriam manobrados por 78 remadores - cada remo manobrado por 2 remadores, exceto os de proa - e é a galeota mais luxuosamente ornamentada, com inúmeras figuras mitológicas em talha dourada.
Em 1808, transportou a Família Real para bordo da esquadra que a levaria para o Brasil e, já em 1821, participa no transporte de D. João VI, no regresso daquele território.
No decorrer dos anos transportou vários chefes de estado estrangeiros de visita a Lisboa, mas a sua última viagem foi, em 1957, na visita da Rainha Isabel II, de Inglaterra, a Portugal.
É um dos ex libris do Pavilhão das Galeotas e uma das embarcações mais importantes do espólio do Museu de Marinha.