Museu de Marinha apresenta a Exposição Temporária “Salvando Vidas do Mar – Portugal Neutral Num Mundo em Guerra (1939–1945)”
Passados 80 anos do final da II Guerra Mundial, importa recordar o esforço desenvolvido por Portugal, que, mantendo-se neutral durante o conflito, desempenhou um papel fundamental na salvaguarda de vidas humanas no mar.
A exposição temporária “Salvando Vidas do Mar – Portugal Neutral Num Mundo em Guerra (1939–1945)”, patente no Museu de Marinha a partir de 16 de janeiro até 18 outubro de 2026, evoca esse esforço humanitário levado a cabo em quase todos os territórios sob administração portuguesa, com a participação ativa dos homens do mar que navegaram em oceanos marcados pela guerra.
Cerca de 6.000 pessoas, de um número indeterminado de nações, provenientes de navios de 12 nacionalidades diferentes, foram salvas sobretudo nos oceanos Atlântico e Índico.
Essas ações de salvamento, realizadas tanto no mar como em terra, constituem um testemunho notável da dimensão humana e solidária da atuação portuguesa durante o conflito.
A exposição recorda igualmente os homens do mar portugueses que perderam a vida, quando os navios portugueses ou de outras bandeiras em que navegavam foram afundados pelos beligerantes, sublinhando o risco permanente a que estes profissionais estiveram sujeitos.
Através de objetos, documentos e testemunhos históricos, a exposição propõe uma reflexão sobre a neutralidade portuguesa num mundo em guerra e sobre a importância da ação marítima na proteção da vida humana.
Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para mais conteúdos exclusivos, curiosidades e atividades sobre esta exposição.