O Universo no Planetário
O equipamento escolhido para substituir o "velhinho" UPP 23/4, instalado em 1965, foi o Universarium IX, mantendo-se, assim, a fidelidade a uma marca com 70 anos de desenvolvimento e produção de planetários, capaz de garantir um aperfeiçoamento técnico e melhoramento permanentes, a integração rápida dos resultados do avanço científico-tecnológico, a assessoria individual aos utilizadores e a assistência aos projetos . Há que referir, a propósito, que o princípio da projeção de estrelas é uma invenção da Carl Zeiss Jena (com patente datada de 1922).
Com uma variedade de componentes, o Universarium pode ser instalado e adaptado a diferentes auditórios. O Universarium baseia-se no conceito starball, com separação mecânica entre a projecção do céu estrelado e dos objectos dinâmicos. O starball e os projectores de planetas, Sol e Lua são controladas por software programável.
A Starball
As estrelas Universarium superaram em qualidade qualquer projecção de estrelas, mesmo as mais brilhantes . Obtém-se o céu estrelado através de sistemas de projeção de fibra óptica fabricados pela ZEISS. As estrelas são tão brilhantes que não são facilmente ofuscadas por projeções de outras imagens. Têm a forma de um ponto totalmente branco ou no caso das mais brilhantes apresentam uma cor avermelhada ou azulada ou amarelada, tal como evidenciam na realidade. O Universarium permite uma simulação realista da cintilação de todas as estrelas . A beleza natural do firmamento projectado é, provavelmente, apenas superado por uma noite limpa e na ausência de poluição luminosa.
Representação natural do céu noturno
Estrelas brilhantes, de tirar o fôlego, tal como na natureza. Com um valor limite de 6,55 de magnitude, o mesmo número de estrelas visíveis a olho nu é mostrado sob condições óptimas de observação no espaço. Todas as estrelas são representados com um alto nível de brilho associado a pequenos diâmetros. Cada estrela individual é diretamente iluminada por luz branca pura através de uma fibra óptica. A Via Láctea, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias são apresentadas com grande precisão e detalhe.